top of page

GESTÃO DO LUCRO OU GESTÃO DO CAIXA?

  • E
  • 6 de ago. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 28 de abr. de 2024


Quando da análise financeira de uma empresa o mercado fica perguntando qual o mais importante analisar o lucro ou o caixa? Qual destes dois resultados é o mais importantes para a empresa?

O lucro da empresa é realizada através das suas operações de compras/ pagamentos, produção, estoque e vendas de seus produtos e serviços e recebimentos sendo analisado na DRE (Demonstração de Resultado de Exercício) sendo representado graficamente pelo ciclo operacional. O caixa da empresa é realizado conforme as condições de pagamentos e recebimentos daquelas operações, analisado através da DFC (Demonstração de Fluxo de Caixa) e representado pelo ciclo de caixa. O gráfico 1 apresenta como ocorre o ciclo operacional e de caixa numa empresa no segmento da indústria. Para o comércio e serviço, o processo de produção não ocorre.

Gráfico 1 - Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa de uma Indústria.



Fonte: criado pelo Autor.


É com o lucro realizado nas operações do negócio que se irá gerar as condições da empresa para realizar investimentos e aplicar/ captar dinheiro com o objetivo de crescer em seu mercado de forma sustentável. Se este resultado for de prejuízo, por si só não haverá investimentos e o endividamento irá aumentar ainda mais, implicando num caixa deficitário e vulnerável as oscilações do mercado.

Em seu lucro a empresa irá trabalhar seu preço e como o mercado aceita este, de como sua capacidade produtiva esta sendo trabalhada para reduzir e manter estoques para atender sua demanda e reduzir seus custos e despesas operacionais. E, tendo resultados positivos, a empresa começará a investir na produção (máquinas e equipamentos, matérias primas e insumos) para aumentar seu crescimento de mercado, e a captar recursos financeiros objetivando sua expansão mercadológica e respectivo aumento de lucro. Aqui observa-se o aspecto da Gestão do Lucro.

Assim, podemos afirmar que a primeira alimentação do caixa de uma empresa é sua própria operação, ou seja, como o produto/ serviço (bens) são produzidos e comercializados. A segunda fonte de alimentação trata-se de como os investimentos operacionais serão realizados (em parte ou integralmente) e, por fim a terceira fonte de alimentação através da captação e aplicação de recursos financeiros com o foco em sua expansão de mercado e lucro. Porém, tudo isto é realizado através da liquidez do caixa, ou seja, de um caixa superavitário que diminui a pressão no próprio caixa por recursos financeiros e no resultado da operação. Neste ponto, observa-se a Gestão do Caixa.

A gestão do lucro esta focada na forma de comprar, produzir, estocar, comercializar e vender/ receber pelos produtos/ serviços da empresa. Já a gestão do fluxo de caixa está voltada para as políticas de recebimentos/ vendas, desembolsos/ compras (pagamentos) e de estoques das operações citadas anteriormente. Ela trata da liquidez das operações realizadas.

E, para uma ter essa boa gestão das finanças de seu negócio, é importante que sua empresa seja gerida por uma empresa especializada em gestão financeira que utilizará as melhores técnicas em finanças através do BPO FINANCEIRO levando sua organização para outro patamar de crescimento e organização empresarial, que pode ser realizado em 5 passos:

1o Passo: Elaborar o planejamento financeiro com base no planejamento estratégico definido;

2o. Passo: Fazer o controle do fluxo de caixa;

3o. Passo: Gerenciar o capital de giro;

4o. Passo: Separar as finanças da empresa das pessoais;

5o. Passo: Fazer uma gestão efetiva do estoque; e,

Passo Bônus: Usar um Sistema de Gestão Financeiro através do BPO Financeiro.

Desta forma, tanto a gestão do lucro como a gestão do caixa são importantes, necessárias e complementares. O lucro inicialmente abastece o caixa que gera as condições financeiras para o próximo ciclo operacional.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2_Post
bottom of page