top of page

O QUE É BPO FINANCEIRO?

  • E
  • 24 de jul. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 28 de abr. de 2024

As empresas são criadas com um objetivo de oferecer produtos e serviços (bens) para o mercado e com isso o empreendedor, com o seu sonho e objetivo, cria esses bens para atender os consumidores monta sua empresa, contrata pessoas para trabalhar (colaboradores) com ele, compra insumos e mercadorias para obter e gerar lucro e riqueza para a empresa e sociedade como um todo.


Neste processo de elaboração desses bens que serão oferecidos para o mercado consumidor, a empresa cria atividades e tarefas que serão desenvolvidas pelos seus colaboradores através de processos organizacionais para uma padronização das rotinas.

Seguindo este roteiro a empresa divide sua organização em áreas/ departamentos conforme o porte de negócio (micro, pequeno, médio ou grande) seguindo a configuração conforme tabela a seguir:


Tabela 1 – Configuração entre Departamentos e Portes das Empresas.






*Administrativo e * Financeiro: Nas Micro e pequenas empresas os departamentos administrativo

e financeiro é um único departamento.

Fonte: Autor do artigo.


Assim, cada departamento, de uma forma geral, se apresenta com suas divisões em unidades menores para realizar suas atividades, tais como:

a) Administrativo: Recepção e Atendimento, Gente (antigo RH), Pessoal, Compras, Segurança, Serviços Gerais e SAC;

b) Financeiro: Contas a Receber, Contas a Pagar, Tesouraria, Orçamento e Contabilidade;

c) Comercial: Vendas, Marketing e Relacionamento e Pós-Venda; e,

d) Produção: Suprimentos, Estoque e Almoxarifado, Expedição, Qualidade e Produção.


As micro e pequenas empresa e algumas médias juntam os departamentos administrativos e financeiros num único por entenderem que pode ser feito por uma única pessoa e assim economizarem mais dinheiro. Porém, ao se observar os objetivos de cada departamento nota-se que essa junção relaciona-se somente a economia de dinheiro, mas, perde em efetividade por não ter uma área e um profissional especializado em finanças, que é um dos fatores com que 60% das empresas entram em falência em menos de 5 anos de atividade, segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE.


A empresa é especialista na produção de um determinado bem: alimentos, calçados, roupas, carros, telefone, computadores e serviços financeiros, por exemplo. E, passa a produzir de forma eficiente estes bens para o mercado. Porém, nem todas as suas atividades são realizadas pela própria empresa e, dentro dela, devido ela não ter a expertise ou o know how necessário e suficiente para realização das mesmas ou ser bastante caro para ela ter um profissional especializado para a realizar as diversas atividades e tarefas deste departamento.


Como exemplo, para resolver estes problemas de especialização das atividades do negócio temos a terceirização de serviços de segurança patrimonial, recrutamento e seleção dos colaboradores, contabilidade, jurídico, cobrança e, mais recentemente as atividades, tarefas e processos do Departamento Financeiro através do BPO Financeiro.

O Departamento Financeiro é o responsável pela saúde financeira do negócio. Por exemplo, é ele que diz se o caixa é suficiente para realizar o pagamento do 13º salário ou terá que ser captado um empréstimo para pagá-lo. É ele que determina a viabilidade financeira (VPL) de um investimento e em quanto tempo (Payback) este projeto irá retornar o capital investido e a qual taxa de retorno (a famosa TIR). É ele que analisa se o preço de venda do bem é suficiente para cobrir todos os custos e despesas envolvidos na operação frente as atividades de investimentos e financeiras que a empresa tomou a decisão de fazer, chamado ponto de equilíbrio. É quem controla as tarefas do contas a receber e contas a pagar para que trabalhem em sincronia no fluxo de caixa a fim de reduzir os efeitos de captação de empréstimos na falta de recursos financeiros próprios da empresa e de seus sócios.


Como pode ser visto, são termos técnicos e específicos da área financeira que muitos desconhecem e não praticam por conhecerem, mas não saberem como fazer. E, como resolver este problema, está grande “dor de cabeça” do empresário?


A solução está na terceirização dos serviços (atividades, tarefas e processos) do Departamento Financeiro da organização para uma empresa especializada nas atividades do financeiro organizacional através do BPO FINANCEIRO. E, o que é BPO FINANCEIRO?


BPO FINANCEIRO (do inglês BPO – Business Process Outsourcing) trata da terceirização dos processos de um negócio que são delegadas a um agente externo todas as etapas ou algumas etapas dos processos das atividades financeiras da empresa que antes era realizada internamente e, agora será realizada por uma empresa com profissional especialista em finanças.


Exemplificando: o departamento financeiro tem como um dos processos contas a receber, contas a pagar e conciliação bancária que alimentam o fluxo de caixa da empresa. Dentro de cada processo existem subtarefas como emissão de boleto bancário e cobrança de atrasados dos clientes, liberação de créditos, incluir recebimentos e pagamentos no banco, negociações com fornecedores para aumentar prazo de pagamentos e eliminar pagamento de juros, conciliar as contas bancárias e cartões de crédito e débito para identificar erros e falhas cometidos pelos bancos e operadoras de cartões como também verificar se os valores foram efetivamente recebidos, pagos e liquidados no tempo certo e correto. Analisar se o fluxo de caixa tem dinheiro suficiente para liquidar operações financeiras e não tendo quanto tem que captar, onde realizar esta captação de recursos a uma taxa de juros baixa e qual reflexo este empréstimo terá no fluxo de caixa e no negócio da empresa, ou seja, o quanto mais a empresa terá que vender e/ ou reduzir custos para se manter no mercado.


Realmente verdadeira Dor de Cabeça para quem não é especializado, não entende de finanças, não tem tempo e não gosta de lidar com estes assuntos bem específicos, mas necessário, além de ver acabar todo aquele sonho e desejo de ser empreendedor e empresário de negócio, e de ver seu negócio falir.


A decisão de terceirizar seu financeiro é agora contratando os serviços de BPO Financeiro da CMEF Gestão Financeira. Aqui temos os planos conforme o momento de sua empresa independente do porte e do segmento de seu negócio. Entre em contato para conhecer nossos serviços e know how em finanças para a sua empresa.

Não deixe para o amanhã o que você pode e deve decidir hoje. Cuide das finanças da sua empresa, como guardião de seu sucesso.


CMEF Gestão Financeira

Cuidando das suas finanças com clareza e previsibilidade.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2_Post
bottom of page